Sobre o Brocante

O nome, incomum no Brasil, é tão usado na França que D. Irani, que divide o coração entre o Brasil e Paris aceitou de imediato a sugestão de Ione Costa, sua filha. Brocante, tanto em francês quanto em português, siginifica exatamente o que a loja faz: comércio de objetos usados. Trata-se de um espaço de extremo bom gosto onde praticamente tudo está a venda. Do tapete ao lustre do teto passando por todo o trajeto dos olhos entre um e outro.

Ao contrário do que muito se vê pela serra, o Brocante de Araras nao é uma loja de móveis rústicos ou de madeira de demolição. Nada contra o estilo, só gostamos de esclarecer porque muitas vezes a espectativa é essa. O estilo rústico, pela serra, é quase sinônimo de móveis antigos. Nosso acervo exposto conta com algo em torno de 5 mil itens, cuidadosamente catalogados, com peças raras desde o século XVIII, impecavelmente conservadas e/ou restauradas.

Até a louça e a prataria usadas no Café Brocante estão à venda. E por falar no Café, que Café! Bolos caseiros, cafés e chás diversos, salgados, cervejas e um delicioso vinho da casa. Tudo para deliciosos momentos em um ambiente lindo, folheando revistas e livros de arte. Muitos sobre a França, onde D. Irani pesquisa e de onde traz grande parte do seu acervo. Boa parte das peças são bem viajadas. Inclusive as roupas.

As roupas são um detalhe à parte. Seminovas, escolhidas com indescutível bom gosto, são uma verdadeira pechincha quando se vê o preço e a qualidade.